A dança é uma das melhores práticas que se pode fazer com o corpo e a alma. Quero fazer aqui um paralelo entre Tui Shou (empurrar as mãos) e a dança. Um dos grandes preceitos da dança que possibilita a sua plena realização, é a interação com o seu parceiro, depois posteriormente a expressão emocional (artística) dos bailarinos. A técnica e aptidões físicas são tidas como necessárias mas não fundamentais, ou seja: ninguém precisa ser um atleta para poder dançar.
Para muitos Tui Shou é uma luta, jogo ou forma de implementar suas técnicas de luta.
Mas o que de mais importante o Tui Shou proporciona ao praticante é “sentir”. Que é uma das grandes diretrizes ou metas do Chi Kung. A dança não tem como objetivo único(primordial) sentir seu companheiro mas sim expressar sua musicalidade. Já quando Tui Shou é feito com o objetivo principal de derrubar ou tomar o espaço do oponente; não atinge sua plenitude na obtenção de seu conhecimento. Quando a consciência corporal e até energética de seu companheiro é de tal importante assim, para se obter um resultado; essa consciência na verdade passa a ser a verdadeira razão da prática em si.
Mas essa prática quando se foca somente em sentir seu companheiro perde também uma parte do treino, que é de suma importância. Sentir seu corpo antes de sentir o companheiro possibilita as ferramentas completas para se usufruir plenamente do treino.
Por essas razões treinos de Tui Shou são recomendados somente quando o aluno começou a galgar os primeiros degraus de “sentir o seu próprio corpo”.
Nesse ponto Zhan Zhuang(abraçar a árvore) e o treino fundamental para se começar a “sentir”.
Veja mais detalhes sobre Zhan Zhuang.
Sentir o que seu oponente vai fazer simplesmente lendo o corpo dele através de um ponto de contato, nos braços. Parece algo metafísico. O oponente lé seu corpo é também pode escolher avançar no local e momento onde ele achou uma brecha. Ter a consciência plena do corpo, faz com que você corrija essa brechas e mesmo esconda a intenção e as informações do oponente tornando o treino uma ferramenta de desenvolvimento humano formidável.