AAA

Espada 32

Tai Chi Chuan sem os fundamentos do Chi Kung, ensinado por um mestre ou instrutor capacitado, tem um alcance limitado em sua gama de benefícios. citando-os a seguir:
Auxilia no tratamento do sistema nervoso, artrite e artrose.
Melhora as funções cardiorrespiratória, linfática e digestiva.
Melhora a qualidade do sono, a mobilidade, o equilíbrio, a disposição, flexibilidade e coordenação dos movimentos.
Aumenta a energia, a resistência e a agilidade.
Melhora a sua performance cognitiva.
Traz alegria e boas energias para o seu dia.
É altamente recomendado para casos de sequelas de acidente vascular cerebral, mal de Parkinson, síndrome de pânico e crise de ansiedade.
Estes são um resumo dos benefícios de toda atividade física praticada de forma equilibrada. Não é exclusividade do treino de Tai Chi Chuan.
Treinar Tai Chi sem Chi kung é só atividade física.
Treinar Tai Chi Chuan usando Chi Kung é como lavar pratos utilizando água. Já tentou lavar pratos sem água? É possível! No deserto os beduínos lavam com areia, mas com certeza usando água é bem melhor.
Se Chi Kung é tão importante assim porque não treinar só Chi Kung?
Por vezes o Treino de Chi Kung pode ser difícil, no sentido motivacional, para muitas pessoas.
Por esse motivo muitos começam a atividade física antes de iniciar um treino
Já andou de bicicleta sentindo a brisa, os cheiros do local, a paisagem, enfim desfrutou de um agradável passeio? Tudo isso seria impossível se você não soubesse andar de bicicleta. Chikung é o saber andar e Tai Chi Chuan é o passeio.
Muitos com o tempo aprendem que treinar somente Chi Kung pode ser também o passeio, pois como dito antes há alunos que seguem uma vertente de Chi Kung focada em sensações energéticas. Passado a parte do treino em que se estabiliza as emoções o passeio de bicicleta começa a ser desfrutado na íntegra.