AAAA

Uma da variações da posição chamada ZhanZhuang ou abraçar a árvore

Nós do ocidente tendemos a separar para compreender. Diferentemente do oriente que aprendeu a juntar para compreender. Este site tem a pretensão de usar o método oriental de aprendizado. Porém em muitas das vezes você verá eu me utilizando do pensamento ocidental, visto ser isso necessário caso o assunto seja de difícil assimilação, no que tange ao pensamento oriental.
Um músico pode ser dono de uma técnica primorosa ao piano, e nem por isso pode ser considerado um bom pianista. Um maratonista pode ter uma passada perfeita bem alinhada e equilibrada , mas isso não faz dele um campeão. Chi kung pela minha definição almeja a consciência plena e absoluta do indivíduo, aqui denominado pelos padrões ocidentais:

consciência do seu corpo, mente e  energia.
coisas inanimadas.
novas percepções ao seu redor.
corpo, mente, e energia de pessoas ou formas de vida a sua volta.

Não sei se poderia dizer que Chi kung é ter consciência disso ou as técnicas utilizadas para se obter isso. No padrão oriental seria tudo isso.
Chi kung é muito falado pelos mestres de artes marciais, que focam no fortalecimento do corpo através da respiração e treinos isométricos.
Comecei meu aprendizado de Chi kung com o mestre Cai Wen Yu em meados de 2010, antes disso estudei várias coisas relacionadas a energia e até ocultismo. Já conhecia o Chi Kung, mas como o foi ensinado pelo meu mestre, nunca o havia experimentado.
Descobri que essa arte ou ciência pode ser aplicada em tudo.
É prático, é concreto e bem perto da nossa percepção física.
Ao longo dos meus estudos, constatei resumidamente três tipos de alunos que procuravam esses ensinamentos :

Marcial
Saúde
Espiritual

O meu foco nos estudos de Chi kung é embasado em saúde porém ele se torna incompleto se baseado só nesse fator.
No meu ponto de vista.
Lutar (ou marcialidade) é sentir.
Saúde (ou se curar) é expandir.
Espiritual(ou mente limpa) é energia.
Quem luta muitas vezes está interessado em aumentar sua força corporal sua técnica. Quando na verdade o mais importante é sentir o adversário(pessoa).
Porém não sentir a si próprio te torna fraco e vulnerável.
E agir sem o espírito te torna um ser autodestrutivo em um combate.
Um bom lutador é aquele que senti o oponente(como se ambos fossem uma pessoa só), porém sem a noção de si mesmo, que um praticante de Chi kung health(saúde) tem, torna o, vulnerável e incompleto.
Um praticante health sem a determinação, concentração e vontade ativa, virtudes de um bom Artista Marcial, não consegue se curar. A cura da muito trabalho exige sacrifícios e vontade sincera e inabalável para faze-lo e um controle formidável da energia.
Espiritualidade não é doutrina é estado de consciencial. É o conhecimento de si e o mundo a sua volta. É a percepção que esse conhecimento se aprofunda no entendimento da criação, que o mundo não é só isso que você pode captar e compreender. É a busca da resposta à pergunta: quem sou? De onde eu vim? E para onde estou indo!
Para mais detalhes.